História
Sobre
Nos dias 22, 23 e 24 de novembro, o Departamento de Letras e Artes (DEPLA), o Programa de Interiorização Quilombola, o Núcleo de Pesquisa Pós-coloniais (NePC) e o projeto de extensão Literaturas do Norte estão organizando o I Encontro Internacional Afrodiaspórico da Amazônia e o V Encontro de Negritudes. O objetivo desses eventos é discutir temas relacionados à diáspora africana e sua influência na cultura e sociedade da região. Essa é uma oportunidade única e enriquecedora para explorar e compreender as raízes da diáspora africana na região amazônica e sua ampla influência na cultura e sociedade local. O evento visa proporcionar uma discussão aprofundada sobre temas de grande relevância histórica e social.
O encontro reunirá estudiosos, pesquisadores e interessados no tema para apresentar trabalhos, palestras e debates relacionados à diáspora africana e suas implicações culturais. As áreas de foco incluem história, antropologia, sociologia, linguagem, literatura e a rica e diversificada cultura afro, proporcionando uma visão multifacetada e abrangente do tema.
Prof. Dr. Júlio Moracen Naranjo
Licenciado em Artes Cenicas pelo Instituto Superior de Arte (1996) , doutorado em PROLAM-USP, Universidade de São Paulo (2004) e posdoutorado na Université de Perpignan Via Domitia (2014-2015), fez especialização em Antropologia na Universidade da Havana e Etnologia ed Etnoantropologia na Universitá Degli Studi Sapienza, Roma. Atualmente é professor de Patrimônio Cultural Imaterial no Departamento de Historia da Universidade Federal de São Paulo, Campus Guarulhos (SP).
Prof.ª Drª. Yuleidys González Estrada
Pesquisa o pensamento cubano, latino-americano e caribenho e a transversalização de gênero em diferentes setores. Métodos: Método dialético-materialista, Análise de conteúdo, observação científica. Técnicas: Entrevista, questionários, grupos focais Atualmente realizamos estudos sobre a transversalização de gênero na gestão de políticas públicas do sistema de Educação Superior em Cuba, América Latina e Caribe.
Dr. Marcos Paulo Torres Pereira
Professor Assistente de Literaturas em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Amapá. Doutorando em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas; Mestre em Letras pela Universidade Federal do Ceará; Especialista em Ensino da Literatura Brasileira; Professor nas áreas de Literatura Brasileira e Portuguesa.
Prof. Dr. Marcos Paulo Torres Pereira
Professor Assistente de Literaturas em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Amapá. Doutor em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Cumpre estágio pós-doutoral em História na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Atua como pofessor nas áreas de Literatura Brasileira e Portuguesa do Curso de Licenciatura em Letras (com habilitações em Língua Francesa e em Língua Inglesa) e no Programa de Pós-graduação de Sociologia (PROFSOCIO). Lidera o grupo de pesquisa Literaturas do Norte: Vozes e escritas da Amazônia. Suas áreas de interesse incluem Narrativas Afro-indígenas da Amazônia; Memória; e Identidade Narrativa.
Prof. Ms. Alessandro Brandão
Mestre em História Social no Programa de Pós-graduação em História (PPGH) da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) com bolsa CAPES. Graduado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Faculdade Estácio de Macapá (2017), graduando em Licenciatura Plena em Letras Português e Francês e suas respectivas Literaturas. Especializando em Ensino Religioso e Educação, Diversidade e Cultura. Foi professor substituto do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Membro pesquisador em Religião, Politica, Mídia e Religiosidades do Centro de Estudos Políticos, Religião e Sociedade na Amazônia (CEPRES / UNIFAP) e do Núcleo de Pesquisas Pós-coloniais (NePC / UNIFAP) em Identidade Narrativa em Literaturas de Resistência - Inalar e Literaturas do Norte: vozes e escritas da Amazônia. Membro-Fundador do Movimento de Juventude de Terreiros do Amapá, é umbandista e Yawo no Candomblé. E pesquisador das Religiões de Matriz Africana, na mídia, na cultura e na linguagem.
Prof. Esp. Bruno Chagas
Babákeke na casa de Axé Igba Asè dê Oxum Emyn, professor de filosofia no ensino médio e estudante de especialização em ciências da religião.
Prof.ª Ma. Negra Áurea
Maria Aurea dos Santos do Espírito Santo, é uma mulher negra, professora, escritora, compositora, cantora, cordelista, pedagoga, Mestra em Ciências Sociais. Possui participação em inúmeras antologias poéticas e científica. Em 2023 publicou um livro de poesia intitulado POESIAUREA, uma coletânea infantil intitulada DECA MOLECA e um álbum musical com 13 canções disponíveis em todas as plataformas.
Prof. Dr. Yurgel Pantoja Caldas
Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Pará (1997), mestrado em Teoria Literária pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001) e doutorado em Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007). Cumpriu estágio de pós-doutoramento na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (2011/2012). Atua como professor na graduação do Curso de Letras (com habilitações em Inglês e Francês) da Universidade Federal do Amapá e na pós-graduação no Mestrado em Letras (PPGLET) na mesma instituição. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Comparada, atuando principalmente nos seguintes temas: Amazônia, poesia, narrativa, fronteiras e trocas culturais.
Prof.ª Drª. Suzana do Espírito Santo
Professora adjunta do curso de Letras Português-Francês (UNIFAP), doutora em Linguística pela UFPA, coordenadora no NEAB-UNIFAP e do projeto Afrocientista.
Prof. Dr. David Junior de Souza Silva
Professor Adjunto do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Professor Permanente e atual Coordenador do Mestrado Profissional em Ensino de História da UNIFAP (PROFHISTÓRIA/UNIFAP). Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioespacial e Regional da Universidade Estadual do Maranhão (PPDSR/UEMA). Editor-Gerente da Revista PRACS - Revista de Ciências Sociais da Unifap, desde 2019. Pós-Doutoramento pelo Programa de Pós-Graduação em História (Mestrado Acadêmico) da Universidade Federal do Amapá (PPGH/UNIFAP) (2020 a 2022). Doutor em Geografia (IESA/UFG). Mestre em Sociologia (UFGD). Bacharel em Ciências Sociais (UFMS). Atualmente é Vice-Coordenador da Licenciatura em Sociologia DFCH/UNIFAP. Experiência em Ciências Sociais, realizando investigações sobre Comunidades Tradicionais, Movimentos Étnicos e Sociologia da Amazônia; e em Epistemologia e Metodologia das Ciências Sociais. É Vice-Líder do Grupo de Pesquisa Estudos Interdisciplinares em Cultura e Políticas Públicas (CNPq/Unifap). Coordenador do Núcleo de Estudos em Etnopolítica e Territorialidades da Amazônia - NETTA/UNIFAP. Membro da Rede de Pesquisa sobre Pedagogias Decoloniais na Amazônia. Integrante da Red Latinoamericana de Metodología de las Ciencias Sociales.
Prof.ª Drª. Taissa Tavernard de Luca
Possui graduação em História pela Universidade Federal do Pará (2000), mestrado em Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2003) e doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará (2010). Atualmente é Professora efetiva, AD 4 da Universidade do Estado do Pará, onde atua nos cursos de Licenciatura em Ciências Sociais, Ciências da Religião, História e Filosofia. É bolsista - Plano Nacional de Formação Docente e do Programa Forma-Pará. Ocupa a Cadeira de número 2 do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, onde atua na comissão de admissão de novos sócios. É sócia benemérita da Federação Espírita e Umbandista dos Cultos Afro Brasileiros do Estado do Pa. É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPA e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da UFPA. Compõe o Comitê de Laicidade e Democracia da Associação Brasileira de Antropologia (ABA). Atualmente exerce a função de coordenadora do curso de licenciatura em filosofia da Universidade do Estado do Pará, Tem experiência na área de Antropologia e educação, com ênfase em Religião Afro Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: religião afro-brasileira, antropologia, ciências da religião, memória, intolerância religiosa, educação intercultural e saberes não escolares.
Prof.ª Ms.ª Mariana de Araújo Gonçalves
Mestre em História pela Universidade Estadual de Campinas (2001) e Professora Adjunta do Colegiado do Curso de Licenciatura em História da Universidade Federal do Amapá. Trabalha as disciplinas Histórias e Culturas Africana e Histórias e Culturas Afro brasileiras. E suas experiências profissionais giram em torno de Populações Negras no Amapá, Educação das Relações Étnicorraciais desenvolve temáticas como identidades, diferenças, memórias, festas, patrimônios e religiões Afro Ameríndias.
Prof. Dr. Marcos Vinicius de Freitas Reis
Pós-Doutor em Estudos de Fronteira pela UNIFAP. Pós-Doutor em Ciências da Religião pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos. . Docente do Curso de Mestrado Acadêmico em História Social da UNIFAP. Docente do Mestrado Profissional em História da Universidade do Estado do Maranhão (UEMA). Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Docente da Especialização em Gestão Escolar da Universidade do Estado do Amapá (UEAP) Docente do Curso de História da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Professor Visitante da Universidade Católica de Cabo Verde. Possui graduação em História pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e mestrado em Ciência Politica pela Universidade Federal de São Carlos (Ufscar). Editor da Revista Tempo Amazônico ligado a ANPUH AP. Líder do Centro de Estudos de Religião, Religiosidades e Politicas Públicas (CEPRES). Representante da Região Norte na Soter. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Religião, atuando principalmente nos seguintes temas: Religião e Politica, Diversidade Religiosa na Amazônia.
Manoel Faustino Pereira (Ogan Peixe)
Orunkó Korocybá, de Matriz Africana. Raiz de ketu. Filho do bàbálorişá Dyd'us. Morou no Rio de Janeiro desde criança, africano do Gabão.
Prof.ª Dr.ª Naiara Paula Eugenio
Filósofa, mestra em Crítica e Hist. da Arte, Coordenadora de Pesquisa na UFRRJ, doutora e pós doutoranda em Estética e Filosofia da Arte Africana.
Profª. Dr.ª Ana Paula Costa de Arruda
Doutora em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) . Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: Narrativa, poesia e Amazônia
Prof. Dr. Daniel Batista Lima Borges
Doutor em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e em Estudos Lusófonos pela Université Paris-Nanterre (França). Pesquisa sobre poesia oral e literatura brasileira contemporânea.
Prof. Dr. Fábio Wosniak
Doutor e Mestre em Artes Visuais pela UDESC, com graduações em Pedagogia e Licenciatura em Artes Visuais. Atua como professor efetivo no curso de Artes Visuais na UNIFAP, é colaborador no Mestrado Profissional em Artes na URCA/CE e coordena o projeto de extensão "Apotheke em dissidência" na UNIFAP. Além disso, lidera o Grupo de Pesquisa Experiências e Dissidências nas Artes Visuais na UNIFAP/CNPq, associado representante regional Norte da ANPAP. Suas áreas de interesse incluem ensino de arte, colagem, arte educação, formação de professores, metodologias artísticas de pesquisa e arte e psicanálise, com contribuições editoriais para a Revista Apotheke.
Prof. Dr. Ernesto Jorge Macaringue
Doutor em Geografia pelo Instituto de Estudos Sócio Ambientais da Universidade Federal de Goiás. Titulo da tese: MODERNIZAÇÃO DA AGRICULTURA NO DISTRITO DE MONAPO EM MOÇAMBIQUE: redefinição da geopolítica da fronteira agrícola mundial entre 2004 a 2015 Mestre em Desenvolvimento Agrário pela Universidade Eduardo Mondlane Faculdade Agronomia e Engenharia Florestal (2009). Tem experiência em docência no ensino superior, em pesquisa das relações em espaços agrários. Atua como ativista comunitário nas áreas de ensino básico, em projetos de desenvolvimento rural. Docente na Escola Superior de Hotelaria e Turismo de Inhambane, da Universidade Eduardo Mondlane, nas disciplinas de Planejamento Turístico, Geografia de Moçambique, Metodologia de Investigação Científica. Atua ainda como consultor ambiental e social. Temas de interesse: Agronegócio e transformações espaciais em Moçambique; Os megaprojetos em comunidades rurais moçambicanas. O Poder Estatal e as minorias em Moçambique.